Câmara aprova criação do Sistema Municipal de Cultura
A última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Gilbués, realizada em 10 de maio de 2019, última sexta-feira, contou com a presença de todos os Vereadores, e teve como pauta: Projeto de Lei nº 172/2019 - Dispondo sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura - SMC - Gilbués; e o Projeto de Lei nº 05/2019 - Que concede, nos termos do Art. 37, X da Constituição Federal, revisão geral anual ao subsídios dos Vereadores da Câmara Municipal de Gilbués - PI. Os dois Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade.
Com a aprovação do Sistema Municipal de Cultura, foi autorizado dentro mesmo, também a criação da Secretaria Municipal de Cultura, órgão vinculador e controlador do Sistema.
O reajuste do subsídio dos Vereadores, foi concebido baseado no Índice Nacional de Preço ao Consumidor - IPCA, do IBGE, em 2018, que foi da ordem de 3,86%.
Os Projetos agora seguirão para Sanção do Executivo Municipal.
Teve ainda alguns requerimentos apresentados e aprovados, feitos pelos seguintes vereadores:
Iara de Sousa Aguiar: Que a Prefeitura promova a limpeza das duas caixas de água do Bairro Santo Antônio.
Henrique de Sousa Guerra: Solicitou à Câmara para realização de palestra sobre a reforma da Previdência, promovida pela FETAG-PI para os trabalhadores rurais.
Erivan Martins da Silva: Que o Município promova o reparo nas principais vias vicinais que servem de acesso às comunidades rurais do Município de Gilbués.
Marino Junior Fonseca de Oliveira: Solicitou o reparo da ponte molhada da comunidade de Vaqueta.
Foram realizados pedidos verbais de providências para o Executivo Municipal constando em Ata, e anexados aos requerimentos escritos.
Para mais detalhes confira a ata (Ata na íntegra)